O governo do Estado confirmou a prorrogação da suspensão das aulas na rede pública de ensino estadual. Durante a transmissão ao vivo na página oficial no Facebook, o governador Eduardo Leite (PSDB) informou que as atividades escolares em todo o Rio Grande do Sul seguem interrompidas até, pelo menos, o dia 30 de abril. No entanto, não há certificação de quando as aulas devem ser retomadas, já que isso dependerá da situação da saúde no Estado em função do coronavírus.
- São medidas de restrição de contato que visam prevenir a contaminação da população pelo coronavírus - justificou Leite.
Ainda conforme o governo, para evitar que os alunos da rede estadual sejam prejudicados, as aulas e os conteúdos estão sendo repassados aos estudantes via plataformas digitais e aplicativos.
A determinação, segundo a assessoria do governo, determina também a suspensão das atividades em escolas municipais e particulares, e faculdades. O decreto será publicado nesta quarta-feira, no Diário Oficial. Pelo decreto anterior, aulas estavam suspensas até 2 de abril e voltariam no dia 3 agora. Com novo decreto, será prorrogado para até o final do mês.
REPASSE
Durante a transmissão, Leite falou ainda do repasse de recursos da bancada gaúcha no Governo Federal para investimentos da saúde. Segundo ele, R$ 174 milhões devem ser usados para compras de Equipamentos de Proteção Individual (EPI's), criação de clínicas de triagem em diferentes municípios para organizar a entrada de pacientes no sistema de saúde, repasse para a reestruturação de 100 novos leitos de UTI em hospitais municipais de diferentes regiões do Estado, para a compra e manutenção de respiradores, além de custear o transporte de pacientes que que precisam ser levados até os hospitais de referência.